AUDIN/UFES REALIZA O II ENCONTRO DE AUDITORIAS GOVERNAMENTAIS

Com o tema "Auditoria como instrumento de governança", foi realizado no dia 05 de novembro de 2025, no auditório Manoel Vereza de Oliveira, no Campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), o II encontro de Auditorias Governamentais promovido pela Audin/UFES em parceria com o Departamento de Ciências Contábeis. O evento reuniu especialistas, autoridades, profissionais e estudantes das áreas de auditoria, contabilidade, administração e direito, com o objetivo de discutir práticas, normas e tendências que moldam o controle e a governança no setor público.
A abertura foi feita pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE/ES), Rodrigo Coelho, por meio da palestra magna “O Novo Papel do Controle na Cultura de Governança” O conselheiro enfatizou a transição do controle de uma função meramente punitiva e reativa para um papel estratégico e proativo, que orienta gestores e fomenta uma cultura de integriddade e boa governança.
Na sequência, o evento destacou temas cruciais para a administração moderna:
Accountability: Janaína Lucas Ribeiro (Secretária Federal Adjunta da CGU) detalhou a importância do "Accountability na Administração Pública: o papel da Auditoria Interna". A palestrante ressaltou que a auditoria interna é a primeira linha de defesa, crucial para garantir que os gestores prestem contas de forma transparente e eficaz sobre o uso dos recursos públicos.
Gestão de Riscos: Leandro Santos de Brum (TCU) trouxe à discussão a "Gestão de Riscos na Administração Pública: experiências e desafios". Brum compartilhou cases de sucesso e as dificuldades na implementação de uma cultura de gestão de riscos no setor público, mostrando como a identificação e mitigação preventiva de ameaças podem otimizar o desempenho governamental.
A programação da tarde se concentrou nas ferramentas e nas bases técnicas da fiscalização:
Tipos de Auditoria: Janilson Antônio da Silva Suzart (CGU) ministrou uma palestra fundamental sobre os "Tipos de Auditoria: Financeira, Conformidade e Operacional". O palestrante diferenciou as aplicações de cada tipo, destacando que a auditoria operacional, em particular, é vital para medir a eficácia e a economicidade dos programas de governo.
Contabilidade Governamental: Encerrando o ciclo de debates, Simony Pedrini Nunes Ratis (SECONT-ES) tratou da "Contabilidade Governamental: atualidades e desafios". Ela abordou as recentes mudanças nas normas contábeis aplicadas ao setor público e os desafios que os auditores e contadores enfrentam para garantir a fidedignidade e a padronização das informações financeiras governamentais.
O Encontro contou ainda com atividades como apresentação cultural da Orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira e transmissão ao vivo pelo canal da Superintendência de Educação à Distância da UFES (Sead), Coffee Break e sorteio de brindes oferecidos pelos parceiros do evento Casufes, Credufes e CRC-ES. A auditora geral da UFES e presidente da comissão organizadora, Crisley Dalto, ressaltou que o evento permitirá aos discentes “a evidenciação do cenário atual e dos desafios futuros que irão encontrar na profissão”.
Esse encontro reafirma o compromisso da Audin/Ufes com o fortalecimento da governança, transparência e controle interno, colocando a universidade na vanguarda dos debates sobre auditoria pública e oferecendo um espaço de convergência entre teoria e prática para docentes, estudantes e profissionais da área.
Confira os registros do evento em nossa Galeria de Fotos.
Confira a matéria veículada no site da Ufes clicando aqui.
- 139 leituras
